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sábado, 17 de maio de 2014

Rússia deu inicio ao programa de modernização dos submarinos nucleares de ataque da classe Sierra I

O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato para uma profunda modernização de dois submarinos nucleares de ataque do Projeto 945 "Barracuda" (classe Sierra I, na classificação OTAN), informou à agência de notícias russa ITAR-TASS Yevgeniy Gladyshev, porta-voz do estaleiro russo Zvezdochka.

“Assinamos um contrato de modernização profunda de dos submarinos do Projeto 945 com o Ministério da Defesa. Um dos submarinos permaneceu no estaleiro por cerca de 10 anos e o outro chega este ano”, disse Gladyshev.

A modernização vai estender a vida útil dos submarinos em 10 anos. Funcionários do estaleiro Zvezdochka estão atualmente esvaziando o reator nuclear do primeiro submarino, o B-239 Karp, comissionado em 1987. A conclusão da modernização do mesmo está prevista para o ano de 2017.

O outro submarino a ser modernizado é o submarino submarino K-276 Kostroma foi comissionado em 1986 e teve que ser profundamente reparado em pouco anos depois após de ser envolvido em uma colisão com o submarino americano USS Baton Rouge (SSN-689) em 11 de fevereiro de 1992. O submarino americano patrulhava a Ilha de Kildin, próximo a Severomorsk. A Marinha Americana disse à época que a colisão ocorreu 12 milhas (22 km) da costa, em águas internacionais.

Os submarinos dessa classe são famosos por serem construídos com cascos de titânio.

5 comentários:

  1. Caro Michel

    Se possível conte-nos sobre esta colisão, se caso souber dessa história. Eu na televisão (acho discovery channel) um oficial da Marinha da RÚSSIA declarando alguma coisa sobre a colisão de seu submarino com um dos EUA e ainda mostrou, com muito orgulho, um pedaço de ferro do submarino americanos.

    Muito grato.

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    1. O que posso dizer mais? É isso o que todos sabem. O submarino americano foi seriamente avariado e foi retirado de serviço em 1993. O submarino russo voltou a ativa em junho do mesmo ano. Os russos pintaram uma estrela na cabine da tripulação para indicar uma vitória em combate, coisa que faziam os submarinistas soviéticos na II Guerra.

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  2. Casco de titânio, muito mais stealth que o de aço. Pelo que se sabe descer a 600m com tal casco é brincadeira.

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    1. Quem disse que a liga de titânio faz o submarino mais furtivo?

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    2. Liga de titânio é 33% mais leve que o aço e muito mais resistente. (menos peso mais fácil manobrar, ganhar velocidade, etc).
      O titânio deixa o submarino quase imune ao MAD (detecção de anomalias magnéticas).
      A partir de 500m de profundidade é praticamente impossível localizar um submarino visto que os vários "níveis" de salinidade , temperatura e correntes a esta profundidade formam um "escudo" de invisibilidade ao mesmo. Ainda mais um que praticamente não possui magnetismo face ao seu casco de titânio.
      O mais interessante é que com tal liga nos cascos os submarinos na época soviéticos, podiam mergulhar mais fundo fugindo totalmente das armas anti-submarino americanas. E mesmo que houver armas hoje para tais profundidades, precisam saber aonde esta o alvo.

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